Newsletter

a aa
06 02

Guia de filhotes: Yorkshire

Publicado em 06 de Feb de 2013 por Fernanda Ruiz Comentar

Antes usada para caçar pequenos animais, esta raça conquistou um lugar de ouro nos lares e colos de pet lovers em todo o mundo, inclusive no Brasil

Texto: Jaqueline Lasko / Foto: Shutterstock

O Yorkshire é um bibêlo de colo

Foto: Shutterstock

Originário da Grã-Bretanha, o inglesinho Yorkshire era conhecido como Terrier Escocês no Condado de York, na Inglaterra. Alguns anos depois, o pequenino ainda foi chamado de Terrier Anão de Pelo Longo, até que em 1850 foram encontradas as primeiras referências com o nome Yorkshire Terrier. Por mais curioso e estranho que seja, a raça era criada por operários que precisavam de um cão que fosse pequeno e bom caçador de ratos, sendo usada para combater os roedores que invadiam os lugares em que os homens viviam e trabalhavam. Foi a partir de 1861 que essa raça passou a fazer companhia às senhoras da aristocracia e da alta burguesia, graças à sua aparência dócil, delicada e pelagem longa, sedosa e exuberante. No Brasil, esses pequeninos foram introduzidos em 1966 e já estão entre as raças que mais registram filhotes  no país. Se você quer um pet companheiro, brincalhão, esperto e, ao mesmo tempo, um cão de guarda, o Yorkshire Terrier é o que você procura!

Prós

Além de poder carregar o pet para onde quiser, optando por um yorkie você terá um companheiro pra toda hora, que não ocupa espaço! Se você adora pegar uma estrada então, ele pode ser seu copiloto em todas as suas aventuras.

Contras

Por ser um animal de pequeno porte e bem frágil, ele necessita de cuidados especiais em sua manipulação, bem como com a sua pelagem, que é longa e embaraça com facilidade. Os veterinários recomendam uma tosa a cada 15 dias e escovação diária. 

Ficha Técnica

TAMANHO: Entre 12 e 15 centímetros de altura nacernelha (onde acaba o pescoço e começa o corpo)

PESO: O ideal são 3 kg, mas existem yorkies menores

PELAGEM: Deve ser longa e lisa, de textura fi na esedosa, nunca lanosa (textura de lã) ou ondulada

COR: No corpo, é azul-aço escuro. No peitoe cabeça, a pelagem é castanha

HUMOR: É ativo, inteligente e muito atento!

Comente!