Newsletter

a aa
04 12

Seu gato é agressivo?

Publicado em 04 de Dec de 2012 por Fernanda Ruiz Comentar

Alguns motivos que podem deixar seu gato agressivo

Gatos podem parecer mal humorados quando estragam algo de diferente

Foto: Arquivo Pessoal 

 

Os gatos tanto jovens quanto adultos podem ser julgados como agressivos, enquanto tudo o que eles estão fazendo é brincar. Um gato ou um gatinho que ataca os tornozelos do proprietário está simplesmente agindo por instinto de caça. Em outras palavras, os pés do dono ou tornozelos são no imaginário presas e por isso o gatinho persegue e arranha assim como faz com seus outros brinquedos. Um bom truque é lançar um brinquedo para o gato a fim de redirecionar sua atenção. Mas existem outros motivos que podem deixar seu gato irritado como quando se tem dois pets em casa e um dele retomar da clínica depois de procedimentos médicos o outro gato da casa começa a atacar o gato doente. Este é um exemplo comum, e é devido ao fato de que o gato deixado em casa é perturbado pelo cheiro desconhecido do outro gato. Passando uma toalha perfumada em ambos os gatos resolve o problema.Alguns gatos de estimação vão tolerar por alguns minutos seus carinhos toques e apertos. Quando cansar ele pode ter uma atitude agressiva. Neste caso, é muito importante antecipar o seu comportamento através da leitura dos sinais físicos que sugerem que está prestes a atacar. Imediatamente coloque-o no chão e deixe-o relaxar.

O que pode acontecer também é de sua gata ficar agressiva por conta de ter tido filhotes. A agressividade da nova mamãe regride com o crescimento dos gatinhos. Tente mantê-la quieta e evitar distúrbios. Este é apenas um instinto natural para proteger seus bebês.


Também é comum que o gato mais antigo rejeite a presença de um novo membro. Sempre faça as apresentações lentamente e não force os dois a conviver. Mais cedo ou mais tarde, sem pressão, os dois vão começar a aceitar uns aos outros.


Outra maneira de agressividade do pet e quando o gato vê da janela outro animal, como outro gato ou um cão e, de repente, ataca o seu dono ou outro animal de estimação. Esses gatos podem ser difíceis de tratar, muitas vezes exigindo que abranja todas as janelas e portas ou colocar o gato em um quarto escuro para se acalmar.

Comente!