Newsletter

a aa
24 07

O que é a piodermite?

Publicado em 24 de Jul de 2014 por Fernanda Ruiz Comentar

Saiba mais sobre a piodermite, doença que atinge a pele dos animais

Piodermite é a doença de pele mais comum em cães

Foto: Shutterstock

A piodermite canina é a doença da pele mais comum em cães.  As bactérias estafilococos são os microrganismos mais comuns encontrados em doenças bacterianas da pele (piodermite) em cães. Felizmente, essas bactérias não são contagiosas aos seres humanos ou outros animais de estimação, fazendo parte da flora bacteriana cutânea dos cães. 

No início da doença observamos muita coceira e pústulas amarelada. Com o passar do tempo os pets começam a ter uma queda de pelo acentuada, possíveis falhas na pelagem a e pele do cão pode ficar avermelhada e/ou ulcerada, com crostas e odor característico.Todas as áreas do corpo de um cão podem estar envolvidas, mas na maioria dos casos estão confinados ao tronco. O queixo também é uma área comumente afetada.

O diagnóstico é feito com base nos sinais clínicos, podendo ser feito uma análise do conteúdo nas pústulas e úlceras por citologia. Em casos mais graves, pode ser necessário realizar uma cultura bacteriana para determinar qual antibiótico será mais eficaz no tratamento. Além disso, deve ser investigada a causa do problema, descartando todas as doenças primárias que podem levar ao quadro de piodermite.
O tratamento da piodermite, envolve banhos com xampus antissépticos, manter o pelo do pet tosado, utilizar pomada antibiótica para lesões locais e em alguns casos precisam usar antibiótico oral indicado pelo veterinário. Se o pet estiver com muita coceira, o veterinário pode indicar um anti-histamínico. Alguns casos pode ser indicado cirurgia corretiva, por envolverem dobras cutâneas.  

 

Comente!